Soren Kierkegaard
Por: Diego N.
18 de Junho de 2022

Soren Kierkegaard

Filosofia Existencialista

Filosofia Ensino Médio Cursinho Aulas Particulares a Distância Aulas De Reforço

 

Filosofia Existencialista

Soren Kierkegaard pai da filosofia existencialista

BIMESTRE: 2º   TURNO:    TURMA:     


  ALUNO (A):
    
  DISCIPLINA: Filosofia  

 
  PROFESSOR(A): Diego Diniz  

Soren Kierkegaard - 2º Bimestre


Este é o intelectual responsável por lançar as bases da filosofia existencialista, ou seja ele é o precursor da mesma.


Kierkegaard era cristão e ele trás uma "nova" interpretação para o cristianismo.


Kierkegaard faz críticas ao cristianismo no sentido de que a história havia distorcido o que é o cristianismo, e criado algo superficial. Para Kierkegaard a transformação do cristianismo em uma instituição foi algo ruim.


Existia a cristandade e seria essa que deveria ter importância. Nesse retorno ao verdadeiro cristianismo seria um instrumento de paz interior.


Para este livre pensador, a cristandade por vezes nos trás angústias por causa de nossas escolhas. Kierkegaard é um ser humano finito, e em sua finitude ele tem escolhas, estás lhe colocam em conflitos.


Para este precursor do que viria a ser a filosofia existencialista com muito mais abrangência em um futuro próximo (a filosofia de Kierkegaard influência filósofos como: Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Edmund Husserl entre outros) era a narrativa bíblica de Abraão e Isaque indo para o sacrifício a pedido de Deus.


Para Kierkegaard o homem sofre angústias porque ele tem a total liberdade de escolha. No caso de Abraão e Isaque, o pai fica angustiado por estar fadado a ser livre e a fazer sua escolha de obedecer ou não. A fé deste estava firmada no sentido de que ele acreditava que mesmo fazendo o sacrifício, Deus ressuscitaria seu filho.

Abrãao é o pai da ressurreição além de pai da fé.


A angústia é apontada pelo filósofo aqui fazendo nos entender que, pelo fato de termos liberdade para fazer nossas escolhas, independente de qual tomamos, isso gera uma infinitude de escolhas dentro de uma finitude, isso é, uma infinitude de possibilidades, que acaba gerando angústia. Tomar escolhas é gerar conflitos e angústias.


Nessa simples explicação acima temos: um ser humano finito (limitado) com liberdade de escolha com infinitas possibilidades (múltiplas opções) de escolhas que geram angústias.


As nossas escolhas podem gerar vários resultados influenciando aos que estão ao nosso redor sim ou não, resultando coisas boas para nós sim ou não também.


A fé para Kierkegaard nos leva ao desespero no sentido de que nós nos lançamos dentro do absurdo. Quando olhamos um homem prestes a matar seu filho em nome de um Deus, isso não é normal, é absurdo. Ao olharmos Jesus morrendo por nós na crus do calvário, também é absurdo, um que morre por todos para que eles sejam perdoados. 


A filosofia para Kierkegaard não deveria tentar ficar racionalizando a fé. A fé está envolto de sentimentos. A filosofia de Kierkegaard se torna altamente subjetiva, o sujeito (a pessoa - eu) toma decisões e isso é que a torna quem ela realmente é.


Este pensador cogitava que a superação do cristianismo superficial de sua época quanto constituição iria amenizar o sentimento de angústia.


A existência é a liberdade. O ser humano se faz, se forma, se torna em meio as suas escolhas.


Para Kierkegaard a vida só tem sentido em um encontro com Deus.


Este gigante do intelectualismo nos convida a pular de cabeça no absurdo. Um ser finito só pode se relacionar e entender o infinito pela fé.


Soren Kierkegaard vê a verdade como algo totalmente subjetivo, depende do sujeito entender o que é a verdade por meio de suas próprias escolhas. Cada um só vai conhecer a si mesmo pelo conhecimento de si mesmo. Ele nos convida a dar um mergulho introspectivo, mergulhar para dentro de nós mesmos e ousar a nos conhecer.


Essa interpretação indica que a verdade de cada um pertence unicamente a cada um. Verdade é igual vida para Kierkegaard. A vida de cada um se torna a sua verdade. A liberdade é a minha vida livre para fazer escolhas. Isso pode me levar para mais perto de quem eu realmente sou ou me afastar da mesma.


Frases de Soren Kierkegaard:


"A maioria dos homens persegue o prazer com tanta impetuosidade que passa por ele sem vê-lo."
"É preciso aprender a se conhecer antes de conhecer qualquer outra coisa."
"Acima de tudo, não esqueça da obrigação de amar a si mesmo." 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil