Escatologia
Por: Diego N.
12 de Dezembro de 2021

Escatologia

Esperando a volta de Jesus

Teologia

Esperando a Volta de Jesus

Dr. Diego Diniz


Uma coisa é certa, ninguém sabe ao certo quando Jesus voltara ao não ser o próprio Pai, por isso devemos sempre estar atentos e vigilantes.


As parábolas como exemplos de vigilância


A fé e a vigilância são os pontos em que todo cristão que aguarda a volta de Jesus devem estar focados.

Quando me refiro a "FÉ", aqui me atenho a fé verdadeira, pois a bíblia sagrada, aonde estamos paltando nossos estudos vai nos relatar sobre cinco (5) tipos de fé, ou cinco (5) formas dela se manifestar sendo elas:

Fé morta
Fé finginda
Fé natural
Fé sobrenatural
Fé como um dom
(TEMOS UM ARTIGO ESPECÍFICO SOBRE ESSA TEMÁTICA, CONTINUE NOS ACOMPANHANDO SOBRE VÁRIOS OUTROS TEMAS)

A parábola das 10 virgens é uma ilustração de como devemos sempre estar vigilantes a volta do Senhor.

Temos 5 prudentes que estavam preparadas e 5 que negligenciavam suas responsabilidades. Cinco delas puderam entrar na festividade, cinco não.


Algumas parábolas citadas por Jesus nos ensina bastante sobre a sua volta. Quando o Mestre citou as parábolas da:

figueira Mt 24.32-35,
dos dias de Noé Mt 24.36-39,
os dois homens e duas mulheres Mt 24.40,41,
o vigia sempre alerto Mt 24.42-44
e a do servo fiel Mt 24.45-51.

Essas são algumas ilustrações apresentadas pelo Mestre para ensinar seus discípulos e a todos que viessem a se converter posteriormente.


Entendendo o capítulo 24 de Mateus por partes


Vamos dividir o capítulo 24 de Mateus e ver como podemos entender melhor os estudos escatológicos que estão nele.


Do 24.1 ao 14 vemos um princípio do sermão. Jesus fala sobre vários acontecimentos que indicam sua volta, sinais que poderiam ser vistos como guerras, terremotos, fomes, pestes, etc.


Na interpretação pré-tribulacionista dividimos a volta de Jesus em duas etapas. Uma é chamada de Arrebatamento e a outra de Revelação.


A tribulação e grande tribulação são dois acontecimentos que ocorrem em um período de 7 anos, no entanto são divididos ao meio.

Os 3,6 (três anos e meio - primeiros anos) são representados pelo cavalo branco trazendo uma falsa paz.
Os outros 3,6 (três anos e meio - segunda metade dos 7 anos) são representados pelos outros 3 cavalos dando o total de 7 anos.

Na verdade os 4 cavalos é um resumo daquilo que Jesus ensinou, se fazermos a comparação dos 4 cavaleiros e seus cavalos com as palavras de Jesus, vamos ver que são as mesmas coisas, basta fazer a comparação dos capítulos 24 e 25 de Mateus.


Em Mt 24.15 ao 28 fala justamente da segunda metade dos 7 anos. Essa é a grande tribulação.

Os 3,6 (três anos e meio) anteriores, são chamados de Tribulação, portanto temos Tribulação (3,6) e Grande Tribulação (3,6).

Somando assim os 7 anos, estes que também fazem parte das 70 semanas de Daniel que vou explicar a parte, mas que também é escatológica.

Lembrando que o livro de Daniel tem duas principais divisões. A primeira saõ os 6 primeiros capítulos que retratam história, e do 7 ao 12 que falam de forma mais direta e escatologica.


Em Mt 24.29 ao 35 é chamada de Revelação.

A Revelação é a segunda parte da segunda Vinda de Jesus. Na primeira para arrebatar a igreja Jesus vira invisível para o mundo, estará nos ares, voltara para buscar a igreja, vira com seus anjos, somente os salvos que serão arrebatados é que ouviram a trombeta tocar, mas voltaremos neste ponto depois mais especificamente.


Em Mt 24.36 ao 44 fala do arrebatamento da igreja. Este texto vem nos ensinar para estarmos sempre vigilantes.


Em Mt 24.45 ao 51 também fala sobre o arrebatamento, mas, nessa parte em específico fala sobre a vigilância dos dois servos.


Ao estudarmos a bíblia sagrada por partes vamos conseguir aprender muito mais, os estudos serão muito mais satisfatórios e significativos.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aconselhamento Bíblico na Teologia Antigo Testamento Ensino Religioso
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil